Vênus em escorpião e Marina Abramović

Sam
3 min readSep 18, 2018

--

Escorpião é regido por Marte, o Deus da Guerra, para quem tem essa Vênus o amor pode ser tudo, menos leve. Justamente por estar em exílio não é um posicionamento que traz tranquilidade no amor. O amor é uma batalha, se não houver luta não há motivos para permanecer. Escorpião é o signo mais intenso, mais profundo e mais emotivo do Zodíaco, simbolizando tanto a paixão quanto o ódio. Além disso, é uma Vênus apaixonada e reflete dos mais profundos desejos e carências. A sexualidade aflorada nessa Vênus nasce de uma explosão de sensações, que faz com que a necessidade sexual surja como uma forma de se anestesiar, de relaxar, de enganar as dores internas. É misterioso, dificilmente vai descobrir o que se passa na mente de uma pessoa com sentimentos tão densos e ocultos.

Marina tem a Vênus nesse signo, é evidente em suas obras que há um flerte com o mórbido, com o perigo e uma atitude de entrega e imersão. Escorpião é um signo que simboliza a morte e a perda. Há muita experimentação, muito drama e visivelmente uma vontade de causar uma impressão forte, que leve desconforto, distúrbio e instabilidade para o interlocutor. Ela usa seu corpo de maneira direta e audaciosa, para expressar opiniões que podem ser violentas ou provocantes. Em toda sua performance é preciso uma tomada emocional, isso demonstra sensibilidade, imaginação e uma natureza contemplativa e profunda. Esse conflito se expressa no radicalismo que ela imprime em várias de suas performances, fica evidente uma busca por profundidade, contato e verdade. Ela necessita ir mais a fundo. Em cada obra, Marina reencarna seu drama interior, seu conflito básico entre vazio e necessidade de preenchimento.

Marina Abramovic performing “Lips of Thomas (1975)

Escorpião é um signo fixo, é bem difícil de desistir quando quer conquistar qualquer coisa na sua vida. Tem suas próprias convicções, é independente, não precisa que ninguém lhe fale o que fazer, no fundo sabe muito bem como agir. Esse lado fixo traz um obsessão por tudo que faz, fica visível esse sentimento de obsessão em muitas performances da Marina. Ela realiza movimentos repetitivos com a intenção de atingir determinado tipo de sentimento ou contato com o público. É um compartilhamento da experiência entre o público e o artista, obras de tamanha intervenção.

A influência de Escorpião nas obras da Marina mostra regeneração, ela se submete a situações de risco, também possui uma força tempestuosa e inquieta, ainda que frequentemente a única coisa que ela faça seja ficar olhando fixamente para alguém aleatório do seu público. Mas em toda sua obra ela renasce, ela se transforma com uma nova pele assim como a cobra, e se habitua em um novo ninho, como os típicos escorpiões.

--

--

Sam

“Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida”